11 Nov 2024
Não gostei e é aquele tipo de pega turista. Voltei decepcionada e um pouco triste pelos bichinhos.
Não achei legal como é feito o mergulho com os botos, pois não orientam as pessoas antes e o boto só vem, é claro, por causa dos peixes que oferecem. Acaba que as pessoas tampam a respiração do bichinho ( passando a mão em cima da cabeça), se assustam e esbarram no animal e vez outra gritam. Ninguém me conhece que isso não acaba estressando o animal.
Ainda, sobre o mergulho com o boto, na mesma plataforma, o banheiro tem a saída do esgoto aberto direto no Rio. Ou seja, num lado banheiro direito na mesma água que alguns metros do outro lado as pessoas entram para se bater com os botos.
Óbvio que passei longe disso tudo.
A tal da pesca do pirarucu. Um tanque pequeno cheio de peixe grande e as pessoas lançando peixes de iscas só pra ver o pirarucu saltar.
Encontro das águas é sempre legal!
Almoço tipo buffet é sempre aquela coisa, nem todos são razoáveis.
Achei péssima a experiência da tribo. Visitei a Tuyuka. Lugar precário e extremamente sujo, com lixos plásticos e outros por toda parte. Índios com animais das espécies preguiças, macacos e jibóias oferecendo para você pagar e tirar uma foto. Deprimente ver o que fazem com os bichos. Possuem Wi-fi, iPhone e máquina de cartão para lhe fazerem pintura e para lembrancinhas. Lembrancinhas que são idênticas as de Manaus, mas dizem que foram eles que fizeram. Dizeres, após uma dança, do tipo deixem um dinheirinho para o pajé no potinho. Realmente nada do que vivenciei faz sentido nesse passeio. O índio não faz sentido, o que fazem com os animais, a falta de cuidado com a natureza no entorno (lixo) e a tentativa de obter dinheiro como se fosse um show ou algo real. Ah, a coisa toda ocorre sob um tenda de lona plástica azul. Piada pronta. Se você deseja uma experiência bacana, legítima e sem nenhum extorsão de dinheiro, recomendo uma visita nas comunidades ribeirinhas do Rio Juma. Estes são descendentes de índios, que ainda vivem da terra e rio, e sempre têm uma conversa bacana.
Os hotéis selva são na minha opinião a melhor opção de experiência.