06 May 2023
Contratamos um tour privado, com guia em português, pelo vale dos reis.
Fomos recebidos pelo provedor do serviço local, em Luxor, que não falava português... mas tudo bem, esperávamos que o guia sim.
Para nossa surpresa, o guia não nos acompanhou desde o início... os guias foram contratados no local e também não falavam português.
O primeiro guia, do vale dos reis, nos atendeu junto a outro casal (ou seja, não foi privado) e falava apenas inglês. O guia era muito bom, mas minha esposa, que não compreende completamente a língua, não aproveitou como esperávamos.
O segundo guia, no templo hatshepsut, nos atendeu junto a outro casal de franceses... falava pouco em francês, pouco em inglês, numa corrida sem noção. Parecia estar com pressa para atender outro grupo. Eu mesmo, que falo inglês, mal entendia o que ele falava.
Ou seja, nosso tour não foi privativo, o guia não foi privativo, os guias não falavam português, tampouco espanhol.
A única coisa boa, além dos locais, foi o motorista que, apesar de não falar português, foi muito solícito e nos ajudou bastante em Luxor.
Segundo ele, foi contatado apenas 1 dia antes de nossa viagem pela agência vendedora do passeio, de forma que não foi possível providenciar o guia em português, privativo, como contratado.